Agentes da Secretaria de Ordem Pública conscientizam motoristas no trânsito

O que você faz para cuidar da sua saúde mental?

A resposta a essa pergunta traz uma reflexão sobre a Campanha Janeiro Branco, um pacto pela saúde mental e emocional, abordada no município. Nesta quarta-feira, dia 27, a Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, e a Secretaria de Saúde realizaram uma ação de panfletagem nos semáforos da Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu e na Prainha, em Barra de São João.

Com mensagens preventivas e de responsabilidade social, os funcionários da secretaria tentaram sensibilizar os motoristas, já que uma saúde mental equilibrada é fator fundamental para um trânsito mais seguro.

“Com a pandemia da Covid-19 estamos vivendo uma situação nunca imaginada, muitas pessoas estão passando por momentos de angústia e depressão. A proposta da Campanha Janeiro Branco, este ano, veio a calhar, nesse momento crítico que estamos vivendo”, destacou o secretário de Segurança, André Gouvêa.

Algumas frases apresentadas aos motoristas:

* Na VIDA e no TRÂNSITO, seja leve! Traçar rota antecipadamente pode favorecer seu bem-estar;

* Manter relações sociais saudáveis pode influenciar na sua saúde mental e contribuir para um trânsito mais seguro!

* Dirigir após um momento de estresse pode reduzir sua percepção no trânsito e colocar vidas em risco;

* Cordialidade e Gentileza preservam vidas no trânsito!

*Respire fundo, mantenha a calma e tome a melhor decisão.

SOBRE A CAMPANHA:

A Campanha Janeiro Branco é organizada pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde. Em Casimiro de Abreu ela está na terceira edição e o foco principal foi a promoção e o cuidado com a saúde mental e emocional dos funcionários da saúde.

Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, foi lançada, primeiramente em Minas Gerais, em 2014. Ela alerta para que todos comecem um novo ciclo, no primeiro mês do ano, de maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente.