“Acessuas Trabalho” encerra 1º ciclo de oficinas

Terminou nesta segunda-feira (2) o primeiro ciclo de oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). Durante todo o mês de julho, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com diversos profissionais das áreas de comunicação, tecnologia, entre outras. A cerimônia de encerramento aconteceu no Auditório do Creas.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa visa ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e a integração do usuário da Assistência Social. “Neste primeiro ciclo, foram trabalhadas informações de como lidar e identificar habilidades, novas oportunidades durante à pandemia, entre outras temáticas que envolvem o mercado de trabalho”, explicou a assistente social, Elizangela Barros, coordenadora do programa.

Presente na cerimônia, a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, destacou a importância da continuidade do programa. “É de suma importância que vocês continuem participando dos próximos ciclos. Estamos preparando uma série de oficinas com foco no desenvolvimento de habilidades, facilitando, assim, a inserção no mercado de trabalho”, disse Karen.

Acompanhada do filho, que também participa das oficinas, a autônoma Janeeire Maria de Paula recebeu o certificado de conclusão e fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido. “Gostei muito desse programa. Realmente, abre nossa mente e nos dá um norte, principalmente nesse período tão difícil de pandemia. As palestras foram bem interessantes e abriu muito minha cabeça. Sem dúvidas, vou dar continuidade no Programa e me qualificar ainda mais”, revelou Janeeire.

Para dar um suporte maior ao participante que busca emprego, depois de concluir as oficinas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está trabalhando em um plano de ação para estruturar maior envolvimento com as entidades empregadoras da cidade e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Para assim, ter um panorama maior e melhor das vagas disponíveis no município.

“É importante ressaltar que o Acessuas Trabalho não garante uma vaga de emprego ao final do programa, mas sim, oferece melhores condições para a busca de uma vaga de emprego”, finalizou a coordenador do programa, anunciando que uma nova turma será aberta na segunda quinzena de agosto com usuários que já efetuaram a inscrição na Secretaria de Assistência Social.