• Home
  • Saúde
  • Resgate: os anjos do asfalto em Barra de São João

Resgate: os anjos do asfalto em Barra de São João

 

“Nossa maior alegria é salvar vidas”. E dessa forma, com um sorriso estampado no rosto que Paulo Sérgio Rodrigues, assessor técnico do Resgate Barra de São João, reage quando lhe perguntam o que faz.

Na profissão há cerca de 10 anos, Paulo Sérgio, a coordenadora Beatriz Moreira e sua equipe: um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um motorista socorrista, além de uma pessoa atendente de telefone, o comunicante, têm a missão de resgatar pessoas acidentadas no trecho que vai da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106),no perímetro urbano de Barra de São João, até o distrito de Rio Dourado, próximo à Rodovia BR-101.

“Por mês são cerca de 80 atendimentos, a média anual beira a mil”, informa Paulo Sérgio, acrescentando que a unidade atende também urgências em domicílio e auxilia o Corpo de Bombeiros em operações mais complexas.

Uma vez comunicada do fato, a equipe leva no máximo dois minutos para embarcar na ambulância de resgate, totalmente equipada para este tipo de ocorrência. A depender de onde vem a chamada, o tempo de chegada ao local pode variar entre 10 minutos a 25 minutos, no máximo.

Segundo Paulo Sérgio, devido ao verão, é grande o número de acidentes no trecho, sobretudo com motos. “Mas não existe um dia tranquilo”, alertou. O profissional recomenda que em caso de atendimento a um acidentado, o leigo não mexa na pessoa, pois um movimento pode agravar a lesão. Por isso é sempre prudente acionar o Resgate.

Em que situações o Resgate de Barra de São João pode ser chamado? acidente de automóveis; trabalho de parto; vítimas de agressões, como pessoas baleadas, esfaqueadas e espancadas; casos clínicos, entre os quais, pessoas com convulsões e sintomas de infarto e derrame; intoxicação ou queimaduras; pacientes portadores de transtornos mentais que estejam em crise.

O telefone do Resgate Barra de São João é  192 ou  0800 021 5750.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso