• Home
  • Saúde
  • NASF: a retaguarda da Atenção Básica em Casimiro de Abreu

NASF: a retaguarda da Atenção Básica em Casimiro de Abreu

Uma equipe capacitada, dedicada e comprometida com a saúde da população. Assim pode ser definido o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, de Casimiro de Abreu).

 Na quarta-feira, 16, a equipe, que atua de forma integrada à rede de saúde, a partir de demandas identificadas no trabalho conjunto com as Estratégias Saúde da Família, voltaram suas atenções para duas pessoas que precisaram dos serviços do Núcleo. 

A primeira delas é Elias Schwanke, 60 anos, morador da Localidade de Dois Irmãos, na Região Serrana. No dia 27 de dezembro, ele caiu de uma ribanceira e a muito custo conseguiu subir morro acima até sua casa. Lá permaneceu por dois dias, ferido, à base de ervas. Até que vizinhos, ao sentirem sua falta, o procuraram. O NASF e a Defesa Civil foram acionados. 

Depois de ser tratado no Hospital Municipal, o agricultor, que não tem parentes na cidade, vive só e não tem filhos, foi encaminhado para o asilo Casa dos Velhinhos, em Casimiro.

 “Estou muito bem aqui”, disse.

Uma hora depois, a equipe do NASF procurou Nathalia Dias da Silva, 29 anos. Em maio de 2021, grávida, ela precisou de encaminhamento de sua ESF, na Mataruna. Tinha crises de ansiedade. Acolhida pelo NASF ela foi direcionada para ter acompanhamento psicológico. “Estava muito preocupada, mas fui muito bem acolhida”, disse, tendo nos braços a pequena Ana Júlia, de cinco meses. 

“Nosso trabalho não é um trabalho ambulatorial, mas matriciador, ou seja, atuamos como apoio a outras equipes de saúde. Em situações específicas, fazemos acolhimentos, atendimentos pontuais, visitas domiciliares dando o primeiro apoio às pessoas e suas necessidades, fazendo a ponte para que tenham a continuidade do acompanhamento de forma integral pela rede do município”, explicou Isabella Fernandes, psicóloga.

 

Trabalho, muitas vezes despercebido pela maioria das pessoas, o NASF é um dos principais núcleos de sustentação da Atenção Primária, principal porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde. 

 

“Fazer parte de uma equipe capacitada, dedicada e comprometida com a saúde da nossa população, só traz felicidade. Não só o NASF, mas todos os funcionários da Atenção Básica merecem todo reconhecimento pelo serviço realizado”, concluiu Joanna Müller, coordenadora do Núcleo.   

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso