fmca

Jovem Agricultor Orgânico

Programa prepara o homem do campo de amanhã

O Programa Jovem Agricultor Orgânico reúne turmas de trinta adolescentes, entre 14 e 17 anos, no Sítio Agrícola da Fundação Municipal de Casimiro de Abreu, para desenvolver atividades ligadas à agricultura orgânica e receber noções de educação ambiental. São desenvolvidas técnicas para o cultivo orgânico, produção de mudas e adubação. Os alunos recebem uma bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo, e precisam apresentar um bom rendimento escolar. Aprendem, também, técnicas de coleta seletiva, reaproveitamento e a importância da preservação dos recursos naturais.

Os jovens têm aulas teóricas e práticas, que os possibilitam, literalmente, a colocar a mão na terra. Em um galpão, preparam o composto. No outro, as mudas. Na estufa, são produzidas mudas de hortaliças que, depois de algumas semanas, sob temperatura controlada e irrigação periódica, são transplantadas na horta.

Fundação distribui o que produz

Alimentos são encaminhados para instituições com fins sociais

Tudo que é produzido na Fundação Municipal de Casimiro de Abreu ganha uma finalidade social. Os alimentos são utilizados para consumo próprio e doados às escolas e instituições beneficentes. As mudas, produzidas sob a orientação de técnicos e com participação dos alunos do Programa Jovem Agricultor Urbano, são utilizadas no reflorestamento.

Em 2013, a Fundação Municipal atendeu diversas instituições do município, como Apae, Casa dos Velhinhos, Lar de Santana, Casa Abrigo e Projeto Recriar, com a doação de mais de oito mil quilos de alimentos. A Fundação ainda fez a doação de mais de 1.500 mudas de palmito pupunha, café e açaí.

Em 2012, a Fundação produziu mais de 60 mil mudas de variadas espécies para serem utilizadas em projetos realizados em parceira com algumas entidades, entre elas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cooperativa Cedro.