Atenção Básica de Casimiro de Abreu se destaca entre os municípios da região e no Estado do Rio

Os serviços de saúde da Estratégia Saúde da Família no município de Casimiro de Abreu tiveram os melhores resultados entre os municípios da Baixada Litorânea e foi considerado um dos melhores do Estado, nos primeiros quatro meses deste ano.

Os dados que indicam a cobertura dos serviços da Atenção Básica nos municípios fluminenses proporcional à população são de uma pesquisa da Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde e Superintendência de Atenção Primária à Saúde do governo do Estado.

O levantamento aponta que Casimiro de Abreu atingiu as metas do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde em diversos indicadores avaliados.

Entre os principais indicadores estão:

1- número de consultas médicas, com enfermagem e atendimentos odontológicos por cobertura na Estratégia Saúde da Família;

2- acompanhamento e tratamento dos casos de hipertensão arterial, diabetes e obesidade;

3- proporção de bebês nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal;

4- exame ginecológico preventivo (papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos;

5- cobertura vacinal da pentavalente;

6- cobertura de acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família;

7- ações das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal; entre outros.

O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde tem como objetivo apoiar a Estratégia Saúde da Família dos municípios, a partir da manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além de fomentar a qualidade e o alcance de metas nos serviços.

“De janeiro a abril de 2019, realizamos mais de 10 mil consultas médicas e mais de 2 mil consultas pré-natal e exames preventivos em mulheres na Atenção Básica. Estamos trabalhamos para melhorar cada vez mais, reforçando o atendimento humanizado e a atenção às famílias. Em julho, entregamos aos moradores de Palmital o posto de saúde novinho, totalmente reformado. Também estamos ampliando o número de consultórios odontológicos nas Unidades Básicas. Os resultados mostram que seguimos no caminho certo”, declarou o prefeito Paulo Dames.