Projeto Criança Saudável leva aos pequenos orientações sobre alimentação de um jeito divertido

Que tal incluir frutas na alimentação das crianças de um jeito divertido? É com a proposta de ajudar nessa missão que a Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo o projeto Criança Saudável, nas Unidades Básicas de Saúde do município. Com atividades lúdicas e divertidas, as crianças conhecem novos sabores e a importância de uma alimentação mais nutritiva para prevenção de doenças, como a desnutrição e a obesidade infantil.

Acompanhamos o projeto na Unidade Básica de Saúde de Rio Dourado, ESF Autoepson Diniz Carvalho. A dona de casa, moradora do distrito, Vera Lúcia Coelho da Conceição, mãe do Vitor Hugo, de 9 anos, aprovou a iniciativa. “Meu filho está um pouco acima do peso e conhecer sobre os alimentos vai ajudá-lo a entender a importância de se alimentar melhor”.

Com o apoio da equipe de enfermagem dos postos de saúde, a nutricionista do NASF, coordenadora do projeto, Michele Fontão, realiza atividades em grupo, orienta as famílias sobre novos hábitos alimentares e incentiva o consumo de alimentos saudáveis produzidos em nossa região.

“A ingestão de doces, frituras, gorduras, carboidratos em excesso, muito comum entre as crianças, empobrecem a alimentação, fazendo com que as crianças obtenham poucos nutrientes importantes ao funcionamento total do seu corpo nessa fase tão importante”, explicou a nutricionista.

Larissa Gomes não perdeu a oportunidade e levou os sobrinhos pequenos para participar do projeto. “É super importante. Com a nutricionista, os pequenos conseguem compreender melhor que muitos dos alimentos que eles gostam, como batata frita, não fazem bem para a saúde”, disse a dona de casa.