Fisioterapeutas recebem treinamento com nova técnica para acelerar o tratamento dos pacientes

Com a proposta de aprimorar o atendimento e acelerar o tratamento dos pacientes que utilizam o serviço de fisioterapia da Prefeitura de Casimiro de Abreu, a Secretaria de Saúde realizou mais uma capacitação aos profissionais da equipe nesta quinta-feira, dia 07. Desta vez, eles conheceram sobre a técnica de Crochetagem, um potente recurso nas mãos dos fisioterapeutas. Participaram do curso os profissionais que atuam no atendimento domiciliar e ambulatorial.

“A técnica de crochetagem miofacial é indicada para problemas articulares, musculares ou alterações nos tecidos de origem traumática ou inflamatória. Corrige também a má postura e ajuda muito em patologias que limitam progressivamente a função. É muito útil no tratamento e prevenção de lesões”, explicou a coordenadora do Programa de Fisioterapia da Prefeitura e fisioterapeuta Tiane Barbosa.

A crochetagem faz uso de ganchos que permitem evitar a sobrecarga nas mãos do terapeuta e trabalhar com estruturas do corpo do paciente inalcançáveis à mão. “Para os pacientes, o uso do aparelho é mais confortável que as pressões manuais. A técnica é um complemento das demais que já são realizadas nos tratamentos em geral, capaz de produzir mudanças estruturais positivas nos pacientes, o que possibilita uma terapia mais eficaz”, esclareceu o fisioterapeuta especialista na técnica, Rondinelli Macedo Damasceno, que ministrou a capacitação.

Serviço de Fisioterapia –  Mensalmente em torno de 500 pessoas são atendidas pelo Programa de Fisioterapia da Prefeitura em todo o município. O serviço vem contribuindo para acabar com as filas de espera nas clínicas conveniadas. O atendimento que já era prestado no Centro de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, em postos de saúde e nas residências com atendimento domiciliar, foi ampliado no passado para Professor Souza, Rio Dourado e Palmital nas UBSs, com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes, que antes tinham que se deslocar para realizar o tratamento em Casimiro ou Barra de São João.