Os participantes que desejarem receberão certificado

O tema “Pré-natal para uma gravidez saudável” vai ser explorado no ciclo de palestras do 5º Fórum da Atenção Básica que acontece em Casimiro de Abreu, no dia 19 de dezembro. O encontro é aberto a todos, em especial, para famílias, gestantes, profissionais de saúde e estudantes da área.

Durante o encontro, o sanitarista Pábullo Marinho, coordenador de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Casimiro de Abreu vai apresentar dados epidemiológicos relacionados às gestantes no município. A enfermeira obstetra e professora de enfermagem da UFF, drª Jane Quitete, falará sobre a importância do pré-natal; já a drª Eliana Rangel, ginecologista obstetra e médica do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura, abordará a gestante como protagonista do pré-natal; e o médico infectologista da Prefeitura, Dr. Ezequias Batista Martins, a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis na gestação.

Será uma grande oportunidade para todos! Aqueles que desejarem poderão receber certificado de participação.  O fórum será das 8h30 às 13h, no Auditório do Centro Educacional Batista – CEB.

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

O pré-natal é  acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.

É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada ou antes de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações.

O pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.