Postos de Saúde realizam testes rápidos para diagnosticar Infecções Sexualmente Transmissíveis
Os testes são gratuitos e sigilosos e os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos

Você sabia que os Postos de Saúde de todo o município de Casimiro de Abreu realizam testes rápidos que auxiliam no diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? Para lembrar o Dia Mundial de luta contra as hepatites virais, 28 de julho, a Secretaria de Saúde vai realizar um dia inteiro de ações com testes rápidos, orientações a respeito do assunto e distribuição de preservativos, no dia 26, no CREM, no Centro de Casimiro de Abreu. Quem quiser participar é só chegar a partir das 9h.

Os testes rápidos são gratuitos e sigilosos e os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos. O teste é capaz de verificar as seguintes infecções: HIV, sífilis e hepatite B e C. A equipe do Programa de AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecer todas as dúvidas de quem precisar.

Qualquer pessoa pode ter uma Infecção Sexualmente Transmissível. Sinais diferentes no corpo podem indicar, como feridas, corrimentos e verrugas.

– Feridas

Podem causar dor ou não e apresentar bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.

– Corrimentos

Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados com cheiro forte. É comum sentir dor ao urinar ou durante relação sexual.

– Verrugas

Podem crescer rapidamente, não doer e ter formas diferentes.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas por contato sexual. A melhor prevenção, segundo profissionais de saúde, é usar preservativo sempre.

A falta de tratamento das pessoas com IST pode causar sérias complicações para o paciente, como: esterilidade; câncer; maior risco de contrair HIV/ AIDS; transmissão da mãe para a criança durante a gestação, causando parto prematuro, má formação ou até mesmo a morte.

Informações também podem ser obtidas no Programa de AIDS e Hepatites Virais que funciona na Secretaria de Saúde ou pelo telefone (22) 2778-5636.