Programa de Saúde Mental lembra a Semana da Luta Antimanicomial
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, será marcado com uma série de atividades nesta quinta, dia 17

O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nesta quinta-feira, dia 17, o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde realiza uma série de atividades para lembrar o tema, com caminhada, roda de música e debate, a partir das 9h, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu. Abrace você também esta causa e participe!

A abertura será às 9h com um café da manhã; às 10h, acontece a Caminhada da Liberdade que percorrerá principais ruas do Centro da cidade; às 11h, no retorno para a Casa de Cultura haverá uma assembléia; em seguida, intervalo para o almoço; às 13h30, roda de música; às 14h30, debate com o Núcleo Regional de Luta Antimanicomial; às 15h30, Integração “Dança Circular”.

O dia 18 de maio marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma social em torno do sofrimento mental. A Prefeitura de Casimiro de Abreu conta com uma rede de atenção psicossocial para assistir às pessoas em situações crise com processos de reabilitação substitutivos ao modelo asilar. A proposta é promover atendimento psicossocial, cuidar com respeito e carinho das pessoas para que elas tenham qualidade de vida, se sintam mais felizes e sejam incluídas no meio social.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza um serviço de caráter aberto comunitário constituído por uma equipe multiprofissional para atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo também aquelas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Cerca de 100 pessoas recebem assistência com terapias ocupacionais, que incluem alongamento, aulas de artes, oficina de música, desenho, atividades na horta, caminhadas, entre outras; além de acompanhamento psiquiátrico e psicológico. No local, os usuários também recebem diariamente alimentação.

 

A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda atendimento ambulatorial ampliado em Barra de São João, no Espaço Mente Saudável, onde são assistidos até os casos mais graves.

O Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes disponibiliza dois leitos para atender as demandas psiquiátricas.

O CAPS está localizado na Estrada do Trinta, s/nº – Loteamento Perimetral Leste, em Casimiro de Abreu; e funciona das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (22) 27783435.

Em Barra de São João, o Espaço Mente Saudável fica na rua Bernardo Gomes, nº 320 – Centro (Beira-Rio); funciona das 8h às 17h. O telefone para contato é (22) 2774-5676.