Prefeitura firma acordo para ampliar programas de educação ambiental, proteção e fiscalização na Reserva Biológica União

Educação Ambiental! O prefeito Paulo Dames assinou nesta sexta-feira, dia 15, um Acordo de Cooperação Técnica com o Chefe da Reserva Biológica (Rebio) União/ICMBio, Whitson José da Costa Júnior, para ampliação dos programas de educação ambiental, proteção e fiscalização junto à prefeitura na área da reserva. Com a novidade, a Rebio disponibiliza sua estrutura física, além da área da Mata Atlântica preservada. O Chefe da Reserva Biológica informou que vai buscar oficializar essa parceria também com os outros municípios da região.

Ao final do encontro, foi apresentado um documentário produzido pela Rebio que conta a história da reserva, ressaltando pontos como a ampliação de sua área, sua importância para conservação das espécies da fauna, flora e também para o homem.

A Reserva Biológica União é uma unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriga milhares de espécies da mata atlântica, além do mico-leão dourado, espécie ameaçada de extinção, encontrada apenas nesta região do estado do Rio de Janeiro.

A reserva ainda possui uma trilha inclusiva, a Trilha Interpretativa do Pilão, adaptada para pessoas com deficiência, com quase um quilômetro de extensão em meio a uma Mata Atlântica preservada.

A reserva abrange áreas dos municípios de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.