Unidades de Saúde realizam testes rápidos para investigar HIV, Sífilis e Hepatite B e C
1º de Dezembro Dia Internacional de Luta Contra a AIDS

O dia 1º de dezembro é o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS. Qualquer pessoa pode fazer o teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis. Saber sua sorologia é importante para, se for o caso, iniciar logo o tratamento. O teste é gratuito, confiável, sigiloso e um direito seu! Os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde ou no CREM – o Centro de Referência e Especialidades Médicas do município.

A AIDS é uma das doenças que mais mata no mundo. Essa data foi instituída com a função de alertar sobre os sintomas, perigo, formas de se prevenir e combater o preconceito que as pessoas portadoras do vírus HIV passam por conta da doença.

A pessoa que possui o HIV pode ter as defesas do organismo destruídas, o corpo fica fragilizado, propício a diversas doenças, como pneumonia, herpes e outras.

A AIDS pode ser transmitida por meio de fluídos corporais da pessoa infectada com o sangue de uma pessoa saudável por relações sexuais sem camisinha, transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.