Casimiro de Abreu adere ao Programa Saúde nas Escolas

O primeiro dia do Programa Saúde na Escola, em Casimiro de Abreu, foi um sucesso entre os alunos do CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, nesta quarta, dia 9, na sede do município. O governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, ingressou no programa do Ministério da Saúde e agora está entre os 90% dos municípios brasileiros que aderiram ao Saúde na Escola, segundo o Ministério.

Profissionais da Saúde começam a percorrer todas as escolas do município levando temas importantes relacionados à saúde para os estudantes.

Das 9h às 17h, os alunos do CIEP foram descendo para a quadra de esportes em grupos e receberam orientações da equipe de fisioterapeutas da Secretaria de Saúde sobre postura adequada e a respeito do peso máximo que deve ser carregado nas mochilas, para não prejudicar a saúde.

Dentistas do programa de Saúde Bucal falaram a cerca da escovação, a importância do uso correto do fio dental e a respeito de doenças sérias, como o câncer na boca.

Uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família fez uma pesquisa entre os alunos para saber se costumam cuidar da própria saúde e sobre qual tema eles gostariam que fosse abordado nas próximas ações de saúde preventiva na escola, informações que serão importantes para traçar novas ações para os alunos nos encontros que estão por vir.

O programa Saúde na Escola foi criado pelo governo federal como uma política entre os ministérios da Saúde e Educação com objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A iniciativa integra e articula ações entre as redes públicas de ensino e o SUS. São previstas, também, ações para acompanhar os estudantes, a fim de enfrentar vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

A próxima unidade a receber o Programa Saúde na Escola será o CIEP Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João, no dia 30 de agosto.