Caminhada e expressões artísticas marcam atividades em prol da Luta Antimanicomial em Casimiro de Abreu

O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Uma roda música animada e um café da manhã especial na Casa de Cultura de Casimiro de Abreu abriram a semana de discussões em prol da Luta Antimanicomial, nesta terça-feira, dia 16, – uma realização do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

Nas artes manuais, na voz ou tocando um instrumento musical. Na expressão do talento eles encontram alternativas para viver mais feliz e melhorar a qualidade de vida. As pessoas assistidas pelo CAPS tiveram a chance de mostrar seus talentos num dia de grande festa e mobilização.

A equipe de profissionais do CAPS e o secretário de Saúde, Ibson Júnior, receberam usuários do CAPS e seus familiares com um caprichado café da manhã. No espaço destinado à cultura, apresentaram suas artes manuais confeccionadas durante os encontros de terapia ocupacional do CAPS e soltaram a voz numa grande roda de música.

Ao longo do dia houve palestra, apresentação de teatro sobre o tema, um grande encontro entre as famílias atendidas e uma caminhada da Casa de Cultura em direção à Praça Feliciano Sodré para lembrar a todos sobre a importância da luta antimanicomial.

“Essa luta é constante. Precisamos continuar lutando pela atenção especial, seguir em frente com as terapias ocupacionais e cuidar com respeito e carinho dos nossos usuários para que eles tenham qualidade de vida, se sintam mais felizes, incluídos no meio social”, disse a coordenadora do CAPS, Margareth Machado.

O CAPS na sede do município e no distrito em Barra de São de João atende cerca de 100 pessoas por mês com terapia ocupacional, assistência psiquiátrica, psicológica, oficinas de música e artes. No espaço os usuários são acompanhados em tratamento e também recebem alimentação.

O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma social em torno dos transtornos.