Paulo Dames se reúne com Polícia Militar para pedir mais segurança
PM propõe a implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança no município

O prefeito Paulo Dames e o secretário Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, José Luiz de Souza, realizaram nesta quarta-feira, dia 19, uma reunião com o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Marco Aurélio Vollmer, no gabinete da Prefeitura para buscar medidas emergenciais a fim de reforçar a segurança em todo o município. O comandante da PM propôs ao prefeito uma parceria trazendo para Casimiro de Abreu o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

“O Proeis é uma medida que permite trabalho voluntário para policiais em seus horários de folga, mediante gratificação. Por conta da dificuldade financeira que o Governo do Estado vem passando, inclusive na área de segurança, vemos essa parceria como a solução mais viável para a Polícia Militar”, disse o comandante Vollmer.

Fotos Vitor Nantes

Paulo Dames garantiu que vai estudar a viabilidade da Prefeitura para implantar o programa no município. “Estamos muito preocupados com o problema e precisamos de uma solução o quanto antes. É necessário melhorar a segurança tanto na sede do município quanto nos demais distritos, sobretudo, em Barra de São João “, ressaltou Paulo Dames.

Os vereadores Marquinho da Vaca Mecânica, Bitó, Neném da Barbearia, Alex Neves e o presidente da Câmara, Rafael Jardim também participaram do encontro e reforçaram o pedido para a PM, referindo-se especialmente aos distritos Barra de São João e Professor Souza, levantando questões importantes apresentadas por moradores de cada localidade.

O Secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, que vai analisar a proposta juntamente com o prefeito, lembrou que a Guarda Municipal já vem atuando em parceria com a Polícia Militar. “Estamos juntos apoiando o combate ao tráfico de drogas e armas, especialmente com o auxílio do grupo de Operações com Cães da Guarda, treinados para encontrar entorpecentes e armamento escondidos”, disse José Luiz de Souza.

A Guarda Municipal realiza diariamente rondas pelo município, principalmente nas áreas de acesso às escolas. Em Barra de São João, com o objetivo de inibir possíveis crimes, a Prefeitura implantou este ano a Guarda Itinerante, que permanece em áreas de maior demanda por um período determinado, em sistema de rodízio.

Também estiveram na reunião o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Cristiano Sobreira, o comandante do Corpo de Bombeiros da Baixada Litorânea, Eric Alves da Silva, e o comandante do 9º Grupamento dos Bombeiros de Macaé, Tenente Coronel André Siqueira do Carmo.