Novo portal na internet traz mais transparência para licitações

No menu indicado é possível acessar a opção ‘Licitações’ para entrar no novo site.

Um novo portal foi criado pelo departamento de informática da Secretaria de Administração para acessar os editais de licitação da Prefeitura de Casimiro de Abreu. Mais moderno, com novas possibilidades, agora o site traz várias funções que o antigo não tinha, dando mais agilidade e transparência aos processos. As empresas que quiserem participar de licitação ou apenas buscar informações podem acessar o endereço http://www.casimirodeabreu.rj.gov.br ou entrar diretamente no portal http://governo.casimirodeabreu.rj.gov.br.

A equipe de informática disponibilizou o programa Betha Autocotação no site, onde é possível visualizar os itens de cada licitação, preencher as propostas e calcular automaticamente. O software ainda classifica as melhores propostas entre as empresas. Antes era preciso ir até o departamento responsável pelas licitações para buscar o programa.

Secretário José Alexandre com equipe de Informática. Foto: Herika Pacheco

Para o secretário de Administração, a novidade trouxe mais acessibilidade e menos burocracia. “O novo site que implantamos vem trazer mais praticidade e rapidez, facilitando o trâmite para os empresários e para a equipe de licitação”, disse o secretário José Alexandre Azevedo Francisco.

Agora não é preciso preencher um formulário para acessar o conteúdo do site, como acontecia no antigo portal comprascasimirodeabreu. Ao entrar na nova página já é possível encontrar todas informações, leis e decretos, últimas publicações, editais, downloads e ainda acessar um canal de comunicação com a equipe da Secretaria de Governo, que esclarecerá todas a dúvidas relacionadas ao tema.

Os interessados podem baixar no link ‘Downloads’ uma lista que informa os documentos necessários para solicitação de inscrição no Cadastro Municipal de Fornecedores. O cadastro reúne todos os documentos necessários para participar de qualquer edital, o que acelera o trabalho de conferência. Com o cadastro, as empresas podem providenciar antecipadamente os documentos indispensáveis, evitando transtornos no dia da licitação.

Outra novidade é que as licitações estão exibidas em ordem cronológica. O novo sistema possibilita ainda buscas por assunto, data, entidade e pelo número do edital.

A secretária de Governo, Erica Dames, diz que o novo portal trouxe mais transparência. “Nossa proposta é facilitar o acesso às informações. Os editais de licitação e compras abertos já estão disponíveis para todos no novo site”, informou.

Entenda as opções do menu principal do site:

ÚLTIMAS LICITAÇÕES: Página para visualização de todas as licitações por data de publicação.

TODAS AS LICITAÇÕES: Página para visualização de todas as licitações por data de realização. Há também um campo para busca, onde é possível buscar quaisquer dados apresentados em uma das quatro colunas.

LEGISLAÇÕES E DECRETOS: Área para consulta das legislações e decretos pertinentes.

DOWNLOADS: Página onde se é possível realizar o download da Ficha para Cadastro Municipal de Fornecedores e também do software Betha AutoCotação, utilizado para o preenchimento das propostas.